Top 5: Filmes inspiradores sobre finanças e negócios

01-saldo-cc-filme.jpgDigamos que o aprendizado sobre o mundo das finanças não seja dos mais divertidos. Quando se fala em investimentos, então, costuma ser um caminho longo, tortuoso e cheio de armadilhas. Mas acalma o coração, que nem tudo está perdido, pois uma boa forma de aprender algo chato é com a sétima arte. Confira meu Top 5, com longas que nos inspiram a ganhar dinheiro e ter espírito empreendedor. Depois, é só partir para o abraço!

 

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic) (2009)
Link IMDB: www.imdb.com/title/tt1093908/

02-delirios-becky-bloom

Eis aqui uma reflexão sobre como o consumismo pode prejudicar a vida pessoal, financeira e psicológica de uma pessoa. O longa conta a história de Rebecca Bloomwood (Isla Fisher), uma jornalista nova-iorquina que chegou ao fundo do poço por conta do vício em compras. Seu maior sonho é trabalhar em uma glamourosa revista de moda (a Alette), mas ela precisa se contentar com a oportunidade do momento: ser colunista da “Successful Savings”, uma publicação de economia (nada mais irônico, hein). Lá, sob o pseudônimo de “Becky Bloom”, ou a “Garota da Echarpe Verde”, inacreditavelmente, ela consegue se tornar famosa e popular dando dicas sobre como comprar bem e economizar, enquanto faz de tudo para que seu passado não venha à tona.

 

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)
Link IMDB: www.imdb.com/title/tt1027718/

03-wall-street

Nesse filme, você vai perceber muitas mensagens reflexivas em meio a explosões constantes de questões morais. Traz um grande estímulo e faz com que repensemos nossas atitudes com a questão: até onde podemos ir para garantir sucesso, fama e dinheiro? Depois de passar um longo tempo na prisão, Gordon Gekko (Michael Douglas) – corretor da Bolsa de Nova Iorque, condenado por fraude, lavagem de dinheiro e extorsão – parece querer recuperar o tempo perdido com sua filha e fazer tudo diferente.  A história apresenta ascensões e quedas que são fundamentais para enxergarmos a função de cada instituição dentro do sistema capitalista. Além de mostrar as outras crises econômicas que o mundo passou, entre as mais comentadas está o estouro da bolha da internet, em 2001.

 

A Grande Aposta (2015)
Link IMDB: www.imdb.com/title/tt1596363/

04-grande-apostaO filme oferece toda uma carga documental e didática da crise financeira de 2008, cujos efeitos são sentidos até hoje. Conhecemos essa história e seus motivos macro. Mas, ainda assim, temos lá certa dificuldade em entender os pormenores e é onde o filme quer entrar, com a grande responsabilidade de nos explicar de forma acessível termos do mercado financeiro, colocar no nosso colo o que foi a grande crise dos subprimes no mercado imobiliário e como isso afetou todo o país e o mundo nos anos seguintes. O longa conta a história de Michael Burry (Christian Bale), dono de uma empresa de médio porte, que investe uma alta quantia em dinheiro do fundo que administra em uma aposta: o sistema imobiliário nos EUA irá quebrar em breve. Uma decisão polêmica, já que ninguém antes apostou contra o sistema e teve lucro.

 

O Lobo de Wall Street (2013)
Link IMDB: www.imdb.com/title/tt0993846/

05-lobo-wall-street

Este poderia até ser um filme de superação e persistência, não fosse pelo fato de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) utilizar-se dos pontos positivos para fazer valer os negativos. Nosso galã, aos 26 anos, já ganhava 49 milhões de dólares por ano, através de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro. Ele fez sua fortuna vendendo ações de empresas de fundo de quintal com a promessa de grandes retornos. Belfort sabe se expressar, é persuasivo e cativante. Ainda que não entenda muito do mercado (não a ponto de ser considerado um exímio operador), o seu poder da oratória torna sua técnica de vendas muito agressiva e efetiva.

 

À Procura da Felicidade (2006)
Link IMDB: www.imdb.com/title/tt0454921/

06-procura-felicidadeEsse precioso filme não poderia faltar na minha lista! É baseado em uma história real e retrata a vida de Chris Gardner, que viveu uma grande crise financeira e precisou morar na rua por alguns meses, junto com o seu filho pequeno. Hoje, o cara possui uma fortuna estimada em R$1,2 bilhão, é mole? Não há quem não se emocione com o longa, estrelado por Will Smith e seu filho, Jaden Smith. Depois de investir todo o seu dinheiro em um negócio sem futuro, Chris acumulou muito dívidas e viu sua vida desmoronar, mas nunca pensou em desistir. É fácil se identificar com a história, principalmente por refletir uma realidade brasileira. O nosso povo se reconhece naturalmente nas peripécias do dia a dia vividas pelo Chris.

Então é isso! Estes foram os 5 filmes que eu selecionei. Se você conhece outros filmes que poderiam estar aqui também, comenta aí abaixo e quem sabe você me convence a mudar a lista. Abraço e até a próxima!

18.210 comentários sobre “Top 5: Filmes inspiradores sobre finanças e negócios


    Fatal error: Allowed memory size of 134217728 bytes exhausted (tried to allocate 28127232 bytes) in /var/www/html/fheitorsil.blog-dominiotemporario.com.br/web/wp-includes/comment-template.php on line 2102